Rio de Janeiro
Perl Mongers

Rio de Janeiro Perl Mongers

A Rio-PM agradece a:

pelo patrocínio ao Perl


CPAN é um acrônimo para Comprehensive Perl Archive Network (Rede Abrangente de Repositório Perl), um repositório com milhares (veja a caixa CPAN ao lado para o número atualizado diariamente) de módulos prontos para serem utilizados em seus programas, com documentação e exemplos práticos. O CPAN é sem dúvida uma das grandes maravilhas do Perl e, aliado à agilidade de programação que a linguagem oferece, possibilita o desenvolvimento de aplicações robustas com esforço quase zero. A grande maioria do código no CPAN é licenciado pela GPL e/ou Licença Artística do Perl, podendo ser usado por aplicações livres e comerciais.

Usando o CPAN

A melhor maneira de começar a explorar o repositório é através de sua interface Web. Acesse http://search.cpan.org/ ou utilize a caixa CPAN aqui na esquerda do site da Rio PM e procure sobre um tema qualquer, sobre alguma tarefa que faça parte de seu futuro programa e que leve você a pensar: "alguém já deve ter feito isso antes". Usando as palavras-chave certas, você pode se surpreender com o resultado – e economizar horas, dias, até mesmo semanas de trabalho!

Achei o módulo ideal, como instalar?

(se você usa o ActivePerl para Windows, use o programa "PPM" (Perl Package Manager) que vêm com ele. Do contrário, continue lendo)

Se você tem o perl instalado, a melhor maneira é usar o programa cpan, que acessa o repositório CPAN, baixa e instala módulos e dependências automaticamente. Para isso, na linha de comando, como superusuário (root, administrador, etc) digite:

cpan
que costuma ser um atalho para o comando completo:
perl -MCPAN -e 'shell'
Isso abrirá o prompt interativo do CPAN, que permitirá a rápida instalação de módulos em seu sistema. Ao chamar o "cpan" pela primeira vez, ele te fará uma série de perguntas: não se preocupe muito com elas, já que o programa tende a achar as respostas certas automaticamente pra você. A única hora que exigirá sua interação de verdade é quando perguntarem quais mirrors utilizar. O cpan possui mais de 200 mirrors cadastrados ao redor do mundo, então escolha um bem próximo de você. Uma vez concluído esse processo, e em todas as execuções posteriores, o cpan vai iniciar com um prompt parecido com o abaixo:
cpan>
esperando que você digite um comando qualquer. Para sair a qualquer momento, digite o comando "quit". Agora, para instalar o módulo desejado, basta digitar:
cpan> install Nome::Do::Modulo
Atenção para o nome do módulo: lembre-se que há diferença entre maiúsculas e minúsculas. O cpan vai localizar o módulo desejado nos repositórios, baixá-lo, compilá-lo (quando necessário), baixar e instalar todas as dependências recursivamente (se for o caso), testar se o módulo está se comportando corretamente em seu sistema e, tudo corrento bem, finalizar a instalação. Todos os passos e qualquer problema será exibido na tela para você. Pronto! Agora é só usar o módulo em seus programas ;-)