Rio de Janeiro
Perl Mongers

Rio de Janeiro Perl Mongers

A Rio-PM agradece a:

pelo patrocínio ao Perl

Sobre a Rio de Janeiro Perl Mongers


A Rio PM, assim como os outros grupos de usuários Perl espalhados pelo mundo, foi criada para que usuários, desenvolvedores, entusiastas e simpatizantes de Perl tenham um ponto de encontro, um lugar onde possam comentar sobre a linguagem, discutir seus pontos fortes e fracos, contar "causos" de como Perl salvou sua vida e seu emprego (nao necessariamente nessa ordem :P), tirar dúvidas, marcar encontros sociais e técnicos, falar sobre o tempo, sobre a vida, o universo e todas as coisas. No fundo, é só mais um pretexto para socializar com outros indivíduos que possuem individualidades individuais, mas que indivisivelmente possuem Perl como denominador comum. E vice-versa.

Como tudo começou?

Nós da Rio PM aprendemos a culpar o Mago pela criação do grupo, lá pelas bandas de mil novecentos e perl 4. Um dia ele toma vergonha e nos dá os detalhes sórdidos para colocarmos por aqui. Ou não.

Moção Honrosa e Premiação

No final de 2006, em iniciativa da Abrasol, a Rio Perl Mongers foi premiada como a Comunidade de Software Livre de destaque em 2006 e homenageada com uma placa comemorativa "pelo entusiasmo na construção, colaboratividade e desenvolvimento do Software Livre na área da linguagem de programação Perl, assim como por sua valiosa contribuição para a Comunidade de Software Livre Nacional".

Junto a essa inciativa, a Rio Perl Mongers recebeu também uma Moção Honrosa da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, em cerimônia realizada na própria Câmara e presidida pela vereadora Aspásia Camargo. Foi a primeira vez no Brasil (e talvez no mundo!) que um grupo de usuários recebeu uma homenagem desse porte, mostrando a força do Perl e de sua comunidade nacional.

Os Culpados

O regimento secreto dos Monges Perl do Rio de Janeiro declara que o tempo máximo de mandato déspota de nossos líderes benevolentes é de dois anos, nem um minuto a mais, sem possibilidade de reeleição consecutiva. Os candidatos são apresentados por indicação e avaliados pela cúpula deliberativa em ritual sagrado com mantos empoeirados, 6 velas de 7 dias (para dar 42) e um camelo, considerando especialmente as necessidades da comunidade, qualidades do indivíduo, destaque dentro da comunidade, responsabilidade e disponibilidade para a incumbência. Novos líderes são nomeados em cerimônia solene diante de toda a comunidade, e obrigados a apresentar seu compromisso formal com a mesma. Tudo de preferência em uma festa animada e cheia de comes e bebes :-P

Veja aqui o histórico de sucessões da Rio Perl Mongers:

01.2014-??.???? - Rafael Oliveira Lopes
01.2012-01.2014 - Nuba R. Princigalli
01.2011-01.2012 - João C. Coutinho
05.2008-01.2011 - Fernando Correa de Oliveira
05.2006-04.2008 - Breno G. de Oliveira
02.2005-04.2006 - Marco Antônio "MDA" D'Andrade
01.2001-01.2005 - Marco "Mago" Lima
06.2000-01.2001 - Robson Ferrereiz Mothé - Fundador da Rio Perl Mongers